segunda-feira, 16 de julho de 2012

Que tipo de sentimentos você tem colocado na sua vida?

Olá galera!

Bom, como a Cinthia está em um treinamento e ficará afastada por um tempinho, estou aqui, atualizando o blog.

Hoje, gostaria de falar sobre os sentimentos, emoções.

Nessas últimas semanas, esse tema veio me martelando a cabeça. 2 pessoas que eu admiro muito falaram sobre isso e achei que renderia um post interessante.

Com certeza você, caro leitor, já chorou algum dia. Choro de alegria ou de tristeza, com certeza, cada um já experimentou os dois tipos de emoção. Pare um instante e tente lembrar um momento em que você chorou de tristeza. Agora, faça o mesmo para a alegria.

O choro é a expressão máxima de um sentimento, é o ápice de um tipo de emoção.

Agora o convido para uma reflexão: você tem se emocionado mais com sentimentos positivos(conquista de algum resultado expressivo, gratidão a algo que você possui, enxergar o belo nas coisas, etc) ou com sentimentos negativos(tristeza, fracasso em seus empreendimentos, não ter o amor correspondido, solidão, etc).


Você já deve ter ouvido dizer que a mente humana é dividida em 2: consciente e subconsciente. 
O consciente cuida das nossas ações que podemos controlar por nossa vontade própria(escolher comer um hamburguer, escolher ir pra balada, escolher odiar alguém ou perdoá-lo, etc). Já a mente subconsciente controla nossas atitudes involuntárias(respirar, bater o coração, se emocionar com certo tipo de estímulo, traumas, etc). Isso, é um conceito que nada tem a ver com acreditar no poder da mente ou não, é psicologia.

Tudo que pensamos/sentimos conscientemente, é gravado em nosso subconsciente e assim, nossos comportamentos que parecem reflexo, são criados.


Se você tem/já teve algum tipo de trauma, muito possivelmente, a origem desse trauma tem relação com a emoção que você viveu em algum instante da sua vida. Por exemplo: quando você era criança, teve que fazer uma apresentação em público e esqueceu ou passou algum tipo de vergonha, que o emocionou muito forte, o fez chorar(ou não, mas te deixou muito mal) e isso ficou fortemente gravado no seu subconsciente. Isso pode se desenvolver como trauma em sua vida adulta.


 
Agora a parte que pelo menos eu, acho interessantíssimo. A intensidade com que o pensamento/sentimento é  gravado em seu subconsciente é proporcional à emoção que você sente no momento. Ou seja, quanto mais nos emocionarmos, mais forte será gravado em nosso subconsciente.
Sendo prático, um jeito de vencer um trauma é fazendo o mesmo tipo de ação, mas associado a algum tipo de emoção positiva. 
Assim, no exemplo citado, podemos falar em público em momentos em que estamos positivamente emocionados, para reprogramarmos nosso subconsciente de modo que ele associe o fato de falar em público a algo bom.

Assim, pessoas depressivas, tristes são pessoas que têm muitas emoções negativas fortemente gravadas em seu subconsciente. Já as alegres, no geral são pessoas que têm emoções positivas fortemente gravadas em seu subconsciente.


Se você quer ser uma pessoa feliz, precisa, antes de tudo, preencher seu subconsciente de emoções positivas. Isso parece fácil de falar, mas como você fará isso?
Um bom começo é filtrando as informações que seu consciente recebe. Parar de assistir a programas de televisão que te deixem com medo, triste, andar com pessoas positivas ao invés das negativas, ler bons livros, praticar o bem, etc.


Mas o mais importante é policiar sua mente. Saber compreender o próximo, não julgar. Olhar os aspectos positivos de todas as coisas, não se prendendo ao lado negativo. Saber extrair um aprendizado de qualquer experiência, pior que ela seja. No começo é preciso muita disciplina para isso, mas você perceberá que após um tempo, isso torna-se natural.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário